Dois princípios importantes:
Autenticidade: propriedade que garante que a informação é proveniente da fonte anunciada e que não foi alvo de mutações ao longo de um processo.
Irretratabilidade: propriedade que garante a impossibilidade de negar a autoria em relação a uma transação anteriormente feita.
Acredito que esses dois princípios sejam os mais difíceis de serem implementados, pois ainda é muito difícil certificar uma assinatura com confidencialidade, e também a validade de um documento digitalmente, creio que seja principalmente devido as suas formas de armazenamento e também de atestar que realmente foi aquela pessoa que o fez, concordou ou assinou esse documento, diante de tantas facilidades do meio digital, como comprovar mesmo que foi um chefe ou mesmo a pessoa que fez e assinou esse documento.
Trabalhava em uma corporação que tem muitos(praticamente todos) procedimentos burocráticos, é muito papel, que a meu ver, diante de tudo que temos hoje, principalmente a Nuvem, poderiam e deveriam ser digitalizados, mas o que eu escutei por lá, que por causa das assinaturas e protocolos de recebimentos, tem dificultado e muito essa digitalização.
Pesquisa na Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, Marco Jorge
Paciência e carinho para ensinar a lidar com o mundo Digital. Aprenda o que importa. Instrução para usar seu computador, celular-smartphone ou tablet. Aulas personalizadas, do mais básico até funções específicas. (21) 96522-8899 - (22) 98160-5683 Nunca é tarde para aprender. Iguabinha - Araruama -Rio de Janeiro
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
Sobre Gestão da Segurança da Informação (tema que deveríamos concentrar mais foco e esforço)
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Quando iremos parar de Imprimir Documentos/Arquivos?
Qual a dificuldade de ler no Adobe Reader? Ou mesmo em outro leitor, como o Lev da Saraiva com ótimos recursos de marcação e anotações?
Precisamos nos conscientizar que precisamos nos preocupar com o que iremos fazer ao descartar o material antigo que utilizamos, necessitamos projetar produtos já com materiais menos nocivos ao meio ambiente e com maior aproveitamento dos seus materiais no caso de descarte, e nos preparar para separar o material de acordo com seu tipo; evitar o desperdício de materiais consumíveis, como papel, baterias, cartuchos e tonners, procurar reciclar o que for possível.
Ter uma visão de realizar tudo eletronicamente, evitando o uso do impresso, de deslocamento para os envolvidos, apesar de também ser muito importante o contato físico, precisamos otimizar esse contato, apenas quando imprescindível, organizar melhor as entregas, os empacotamentos. Procurar centralizar os banco de dados, utilizar mais o conceito de virtualização dos servidores, evitando assim o desperdício de computadores potentes sendo subutilizados.
Aqui no Brasil, a Positivo, a Algar Tecnologia e a Locaweb são algumas das empresas já preocupadas com essa visão. Tomando medidas para se enquadrarem, como a Locaweb utilizando seus servidores em Cloud Computing com balanceamento dinâmico e otimização contínua e otimizada dos seus recursos, reestruturando seus datacenters.
TI Verde ou Green IT, ou ainda, Tecnologia da Informação Verde é uma tendência mundial voltada para o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. A preocupação dessa tendência está desde a utilização mais eficiente de energia, recursos e insumos na produção de tecnologia, assim como uso de matéria prima e substâncias menos tóxicas na fabricação, abrange recursos tecnológicos que consumam menos energia, que agridam o meio ambiente na sua utilização operação e por fim não proporcione ou minimize impactos no seu descarte, permitindo reciclagem e reutilização. http://pt.wikipedia.org/wiki/TI_verde
Pesquisa na Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, Marco Jorge
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Empresas ou "bots" escutam nas Redes Sociais?
Atualmente as empresas estão cada vez mais utilizando as redes sociais para interagirem com seus clientes.
As empresas que quiserem um diferencial, com toda a velocidade da informação e a quantidade cada dia maior da conectividade das pessoas e também das coisas, precisam cada vez mais entender e focar nessa direção, principalmente no relacionamento com as pessoas (clientes/fornecedores/parceiros). Pois são elas que irão dar um feedback sobre seus produtos e até oportunidades.
É preciso que a empresa escute o que consumidor está dizendo, acompanhando as redes sociais, participando ativamente, definindo suas reais prioridades pedindo feedback dos seus parceiros, consumidores e fornecedores. Liderando discussões sobre fatos importantes relacionados com seus produtos e empresa. Convertendo o máximo de material possível para uso nas redes sociais, como vídeos, fotos, textos.
As empresas precisam acima de tudo ser responsável, sincera e autêntica nas mídias sociais, respondendo a todos e sendo sempre transparente nas respostas.
Como diria o saudoso Senador da Republica Artur da Távola, que escreveu certa vez: "Ouvir é proeza, é ato de sabedoria".
Pesquisa na Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, Marco Jorge
As empresas que quiserem um diferencial, com toda a velocidade da informação e a quantidade cada dia maior da conectividade das pessoas e também das coisas, precisam cada vez mais entender e focar nessa direção, principalmente no relacionamento com as pessoas (clientes/fornecedores/parceiros). Pois são elas que irão dar um feedback sobre seus produtos e até oportunidades.
É preciso que a empresa escute o que consumidor está dizendo, acompanhando as redes sociais, participando ativamente, definindo suas reais prioridades pedindo feedback dos seus parceiros, consumidores e fornecedores. Liderando discussões sobre fatos importantes relacionados com seus produtos e empresa. Convertendo o máximo de material possível para uso nas redes sociais, como vídeos, fotos, textos.
As empresas precisam acima de tudo ser responsável, sincera e autêntica nas mídias sociais, respondendo a todos e sendo sempre transparente nas respostas.
Como diria o saudoso Senador da Republica Artur da Távola, que escreveu certa vez: "Ouvir é proeza, é ato de sabedoria".
Pesquisa na Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, Marco Jorge
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Como as Grandes Empresas gerenciam seus Conhecimentos?
Pesquisando sobre os programas para gerenciar conhecimento, verifiquei que o Wintility parece ser o programa perfeito para gerenciar o conhecimento nas empresas, aparentemente personalizável; será que não irá tornar muito mais complexo o acesso a informação do que facilitar? Tem muitas funções, se propõe a realizar muitas coisas, será que não seria preciso uma equipe para gerenciar ele?
Tem uma lista de clientes excepcional, Souza Cruz, Globo, Sebrae, IBEU, GERDAU, Cultura Inglesa, RICA, Furnas, Casa e Video, Central Globo de Produções, HERMES, DeMILLUS, e outros gigantes.
A Globopar e a divisão de auditoria do ministério da saúde têm apresentado bons resultados usando esse software para a organização das suas informações e documentações, inclusive para auditorias, parece muito promissor, mas poucas empresas comentam sobre ele.
"O Wintility tem nos ajudado muito na organização de documentos. É uma ferramenta ágil e prática para a localização do acervo. O software é fundamental para o compartilhamento das informações e a colaboração do trabalho.” Marisa Manso (Coordenadora de TI - Globopar)
"A PIX foi um divisor de águas na gestão da documentação eletrônica produzida na Divisão de Auditoria do Ministério da Saúde. O atendimento rápido e preciso do suporte valoriza as qualidades do produto. Dr. Ricardo Pierant (Chefe da Divisão de Auditoria/RJ - Ministério da Saúde)
Pesquisa na Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, Marco Jorge
Tem uma lista de clientes excepcional, Souza Cruz, Globo, Sebrae, IBEU, GERDAU, Cultura Inglesa, RICA, Furnas, Casa e Video, Central Globo de Produções, HERMES, DeMILLUS, e outros gigantes.
A Globopar e a divisão de auditoria do ministério da saúde têm apresentado bons resultados usando esse software para a organização das suas informações e documentações, inclusive para auditorias, parece muito promissor, mas poucas empresas comentam sobre ele.
"O Wintility tem nos ajudado muito na organização de documentos. É uma ferramenta ágil e prática para a localização do acervo. O software é fundamental para o compartilhamento das informações e a colaboração do trabalho.” Marisa Manso (Coordenadora de TI - Globopar)
"A PIX foi um divisor de águas na gestão da documentação eletrônica produzida na Divisão de Auditoria do Ministério da Saúde. O atendimento rápido e preciso do suporte valoriza as qualidades do produto. Dr. Ricardo Pierant (Chefe da Divisão de Auditoria/RJ - Ministério da Saúde)
Pesquisa na Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, Marco Jorge
Sobre Comunicação e Informação - IMPORTANTE!
Realizando uma pesquisa sobre gerenciamento da informação encontrei uma parte interessante da Continental Veículos:
"Uma visão geral melhor | O gerenciamento de informações dentro do carro é cada vez mais importante. É por isso que deve ser feito de forma mais transparente. Visamos aliviar o estresse dos motoristas com sistemas que os guiam com segurança e rapidamente no tráfego congestionado. Para conseguir isso, desenvolvemos e integramos produtos e sistemas inteligentes nas áreas de instrumentação, cabine, navegação e multimídia. Tais sistemas estabeleceram novos padrões para ergonomia e facilidade de uso.
Mais comunicação: Uma de nossas tarefas mais urgentes é desenvolver sistemas para governar e atrelar o fluxo de informações dentro do veículo e a comunicação entre o veículo e seu ambiente.
Nossos sistemas de informações ao motorista e sistemas interligados fazem com que ambos sejam possíveis. Ainda integram de forma suave os dispositivos móveis e sistemas dentro do carro. Além disso, melhoram a interface do carro-motorista, deixando a condução futura ainda mais confortável e segura." fonte: http://www.conti-online.com/www/automotive_br_pt/general/interior/hidden/maintopic_int_pt.html
Minha opinião: Ainda não vejo essa realidade, eu creio ser preciso uma ação mais efetiva de integração entre os desenvolvedores aqui no Brasil.
Fazendo uma analogia a nossa realidade, até vejo algumas soluções nesse sentido, como o app Waze nos smartphones, o google maps, mas ainda falta uma certa integração para automatizar esses sistemas, pois na prática, ajudam bastante, mas se você não tiver uma certa noção de transito, as vezes podem deixar em maus lençóis, pois o mapa do google maps, ainda constam ruas desatualizadas, e o Waze também apresenta algumas informações, como radares, também desatualizadas.
É preciso abrir os olhos dos usuários para que participem de forma mais ativa com seus dispositivos mobile, pois lá na frente, vai facilitar para nós mesmos.
Ainda não podemos contar 100% com as TICs para certas coisas. Por isso uma boa interação verbal também é necessária em alguns momentos, mesmo com tanta tecnologia aparecendo.
Pesquisa na Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, Marco Jorge
"Uma visão geral melhor | O gerenciamento de informações dentro do carro é cada vez mais importante. É por isso que deve ser feito de forma mais transparente. Visamos aliviar o estresse dos motoristas com sistemas que os guiam com segurança e rapidamente no tráfego congestionado. Para conseguir isso, desenvolvemos e integramos produtos e sistemas inteligentes nas áreas de instrumentação, cabine, navegação e multimídia. Tais sistemas estabeleceram novos padrões para ergonomia e facilidade de uso.
Mais comunicação: Uma de nossas tarefas mais urgentes é desenvolver sistemas para governar e atrelar o fluxo de informações dentro do veículo e a comunicação entre o veículo e seu ambiente.
Nossos sistemas de informações ao motorista e sistemas interligados fazem com que ambos sejam possíveis. Ainda integram de forma suave os dispositivos móveis e sistemas dentro do carro. Além disso, melhoram a interface do carro-motorista, deixando a condução futura ainda mais confortável e segura." fonte: http://www.conti-online.com/www/automotive_br_pt/general/interior/hidden/maintopic_int_pt.html
Minha opinião: Ainda não vejo essa realidade, eu creio ser preciso uma ação mais efetiva de integração entre os desenvolvedores aqui no Brasil.
Fazendo uma analogia a nossa realidade, até vejo algumas soluções nesse sentido, como o app Waze nos smartphones, o google maps, mas ainda falta uma certa integração para automatizar esses sistemas, pois na prática, ajudam bastante, mas se você não tiver uma certa noção de transito, as vezes podem deixar em maus lençóis, pois o mapa do google maps, ainda constam ruas desatualizadas, e o Waze também apresenta algumas informações, como radares, também desatualizadas.
É preciso abrir os olhos dos usuários para que participem de forma mais ativa com seus dispositivos mobile, pois lá na frente, vai facilitar para nós mesmos.
Ainda não podemos contar 100% com as TICs para certas coisas. Por isso uma boa interação verbal também é necessária em alguns momentos, mesmo com tanta tecnologia aparecendo.
Pesquisa na Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, Marco Jorge
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Integração de DADOS, IMPORTANTE!
A integração dos dados é vital para os tomadores de decisão, pois é preciso que os dados estejam alinhados com todas as áreas da organização para uma tomada de decisão eficiente, por exemplo, a Segurança Pública, um grande data warehouse nacional, com os dados integrados de todas as Instituições judiciárias, de todos os fóruns e tribunais, todas as polícias e guardas municipais, seria um trabalho muito mais eficiente para os Secretários de segurança adotarem medidas mais eficientes no combate ao crime, tráfico, para políticas de prevenção mais eficientes, coibiria em muito muitas ações criminosas, pois seria mais fácil de encontrar muitos fatos e características decorrentes dessas situações, inclusive a nível nacional.
Por exemplo: Documentos em repartições públicas, se tivéssemos servidores com todos os documentos gerados, um servidor para documentos, um servidor para processos, um servidor para certidões, um para atos, um para leis, um data warehouse central para dados, dos criminosos, poderia facilitar muito, desburocratizaria muito.
Se for preciso pegar tudo sobre o fulano de tal, buscaria nos servidores (datamarts) e/ou faria uma busca no data warehouse sobre tudo desse fulano.
Se precisarmos de um documento em uma determinada repartição pública, bastaríamos nos nos conectar e baixar o documento ali mesmo.
Para isso é preciso uma determinação para armazenar todos esses tipos de documentos.
Por exemplo: Documentos em repartições públicas, se tivéssemos servidores com todos os documentos gerados, um servidor para documentos, um servidor para processos, um servidor para certidões, um para atos, um para leis, um data warehouse central para dados, dos criminosos, poderia facilitar muito, desburocratizaria muito.
Se for preciso pegar tudo sobre o fulano de tal, buscaria nos servidores (datamarts) e/ou faria uma busca no data warehouse sobre tudo desse fulano.
Se precisarmos de um documento em uma determinada repartição pública, bastaríamos nos nos conectar e baixar o documento ali mesmo.
Para isso é preciso uma determinação para armazenar todos esses tipos de documentos.
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Uma proposta de Valor para o País
O sistema de transportes brasileiro define-se basicamente por uma extensa matriz rodoviária, sendo também servido por um sistema limitado de transporte fluvial (apesar do numeroso sistema de bacias hidrográficas presentes no país), ferroviário e aéreo.
O país possui uma extensa rede ferroviária de 28.857 km de extensão, a décima maior rede do mundo, as transportadoras de cargas ferroviárias são: América Latina Logística, MRS Logística, Ferrovia Centro-Atlântica,Ferrovia Tereza Cristina, Estrada de Ferro Vitória a Minas, Companhia Ferroviária do Nordeste, Ferroban, Ferronorte e Estrada de Ferro Carajás, que juntas transportam grandes volumes de minério, commodities agrícolas, combustível, papel, madeira, contêineres, entre outros. Sendo estas, fiscalizadas atualmente pela ANTT.
Na minha opinião, o país deveria investir muito mais na infra-estrutura ferroviária, pois temos um território imenso e uma insignificante malha ferroviária, um candidato a presidente(Dr. Enéias), chegou a colocar esse assunto como prioridade em seu governo, mas infelizmente não entrou e até morreu, atualmente não a menor significância para nossa política, a não ser a construção do Trem de Alta Velocidade.
O Brasil sedia importantes aeroportos internacionais, sendo destino de uma série de rotas aéreas internacionais. Porém, empresas internacionais normalmente trabalham apenas com um número limitado de portos, o que faz com que o transporte dentro do país se faça através de uma série de escalas.
Mas a péssima administração dos aeroportos não facilitam em nada a competitividade deste modal.
O transporte rodoviário é o principal sistema de transportes do Brasil. Este sistema conta com uma rede de 1.355.000 quilômetros de rodovias por onde passam 56% de todas as cargas movimentadas no país.
Detalhe: desse total, 140 mil kms apenas estão pavimentadas. Como tornar o transporte no Brasil menos oneroso? Precisamos realizar manifestações para uma melhora imediata nas rodovias. Apenas algumas rodovias, as que estão sendo privatizadas apresentam melhorias, ou pelo menos estão investindo, a BR-101 está em obras de duplicação, mas apenas para Cachoeiro de Itapemirim-ES são pelo menos 4 pedágios.
Quanto ao transporte hidroviário, apenas o marítimo é significante, com o comércio internacional, o fluvial é econômico e limpo, mas muito pouco utilizado.
E com relação aos intermodais e multimodais, a incidência de ICMS nos estados atrapalham muito.
O país possui uma extensa rede ferroviária de 28.857 km de extensão, a décima maior rede do mundo, as transportadoras de cargas ferroviárias são: América Latina Logística, MRS Logística, Ferrovia Centro-Atlântica,Ferrovia Tereza Cristina, Estrada de Ferro Vitória a Minas, Companhia Ferroviária do Nordeste, Ferroban, Ferronorte e Estrada de Ferro Carajás, que juntas transportam grandes volumes de minério, commodities agrícolas, combustível, papel, madeira, contêineres, entre outros. Sendo estas, fiscalizadas atualmente pela ANTT.
Na minha opinião, o país deveria investir muito mais na infra-estrutura ferroviária, pois temos um território imenso e uma insignificante malha ferroviária, um candidato a presidente(Dr. Enéias), chegou a colocar esse assunto como prioridade em seu governo, mas infelizmente não entrou e até morreu, atualmente não a menor significância para nossa política, a não ser a construção do Trem de Alta Velocidade.
O Brasil sedia importantes aeroportos internacionais, sendo destino de uma série de rotas aéreas internacionais. Porém, empresas internacionais normalmente trabalham apenas com um número limitado de portos, o que faz com que o transporte dentro do país se faça através de uma série de escalas.
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Quanto ao transporte hidroviário, apenas o marítimo é significante, com o comércio internacional, o fluvial é econômico e limpo, mas muito pouco utilizado.
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