quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Sobre Comunicação e Informação - IMPORTANTE!

Realizando uma pesquisa sobre gerenciamento da informação encontrei uma parte interessante da Continental Veículos:

"Uma visão geral melhor | O gerenciamento de informações dentro do carro é cada vez mais importante. É por isso que deve ser feito de forma mais transparente. Visamos aliviar o estresse dos motoristas com sistemas que os guiam com segurança e rapidamente no tráfego congestionado. Para conseguir isso, desenvolvemos e integramos produtos e sistemas inteligentes nas áreas de instrumentação, cabine, navegação e multimídia. Tais sistemas estabeleceram novos padrões para ergonomia e facilidade de uso.

Mais comunicação: Uma de nossas tarefas mais urgentes é desenvolver sistemas para governar e atrelar o fluxo de informações dentro do veículo e a comunicação entre o veículo e seu ambiente.

Nossos sistemas de informações ao motorista e sistemas interligados fazem com que ambos sejam possíveis. Ainda integram de forma suave os dispositivos móveis e sistemas dentro do carro. Além disso, melhoram a interface do carro-motorista, deixando a condução futura ainda mais confortável e segura." fonte: http://www.conti-online.com/www/automotive_br_pt/general/interior/hidden/maintopic_int_pt.html

         Minha opinião: Ainda não vejo essa realidade, eu creio ser preciso uma ação mais efetiva de integração entre os desenvolvedores aqui no Brasil.

Fazendo uma analogia a nossa realidade, até vejo algumas soluções nesse sentido, como o app Waze nos smartphones, o google maps, mas ainda falta uma certa integração para automatizar esses sistemas,  pois na prática, ajudam bastante, mas se você não tiver uma certa noção de transito, as vezes podem deixar em maus lençóis, pois o mapa do google maps, ainda constam ruas desatualizadas, e o Waze também apresenta algumas informações, como radares, também desatualizadas.

É preciso abrir os olhos dos usuários para que participem de forma mais ativa com seus dispositivos mobile, pois lá na frente, vai facilitar para nós mesmos.

Ainda não podemos contar 100% com as TICs para certas coisas. Por isso uma boa interação verbal também é necessária em alguns momentos, mesmo com tanta tecnologia aparecendo.

Pesquisa na Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, Marco Jorge

Integração de DADOS, IMPORTANTE!

A integração dos dados é vital para os tomadores de decisão,  pois é preciso que os dados estejam alinhados com todas as áreas da organização para uma tomada de decisão eficiente, por exemplo, a Segurança Pública, um grande data warehouse nacional, com os dados integrados de todas as Instituições judiciárias, de todos os fóruns e tribunais, todas as polícias e guardas municipais, seria um trabalho muito mais eficiente para os Secretários de segurança adotarem medidas mais eficientes no combate ao crime, tráfico, para políticas de prevenção mais eficientes, coibiria em muito muitas ações criminosas, pois seria mais fácil de encontrar muitos fatos e características decorrentes dessas situações, inclusive a nível nacional.

 Por exemplo: Documentos em repartições públicas, se tivéssemos servidores com todos os documentos gerados, um servidor para documentos, um servidor para processos, um servidor para certidões, um para atos, um para leis, um data warehouse central para dados, dos criminosos, poderia facilitar muito, desburocratizaria muito.

Se for preciso pegar tudo sobre o fulano de tal, buscaria nos servidores (datamarts) e/ou faria uma busca no data warehouse sobre tudo desse fulano.

Se precisarmos de um documento em uma determinada repartição pública, bastaríamos nos nos conectar e baixar o documento ali mesmo.

Para isso é preciso uma determinação para armazenar todos esses tipos de documentos.

Uma proposta de Valor para o País

O sistema de transportes brasileiro define-se basicamente por uma extensa matriz rodoviária, sendo também servido por um sistema limitado de transporte fluvial (apesar do numeroso sistema de bacias hidrográficas presentes no país), ferroviário e aéreo.

O país possui uma extensa rede ferroviária de 28.857 km de extensão, a décima maior rede do mundo, as transportadoras de cargas ferroviárias são: América Latina Logística, MRS Logística, Ferrovia Centro-Atlântica,Ferrovia Tereza Cristina, Estrada de Ferro Vitória a Minas, Companhia Ferroviária do Nordeste, Ferroban, Ferronorte e Estrada de Ferro Carajás, que juntas transportam grandes volumes de minério, commodities agrícolas, combustível, papel, madeira, contêineres, entre outros. Sendo estas, fiscalizadas atualmente pela ANTT.

Na minha opinião, o país deveria investir muito mais na infra-estrutura ferroviária, pois temos um território imenso e uma insignificante malha ferroviária, um candidato a presidente(Dr. Enéias), chegou a colocar esse assunto como prioridade em seu governo, mas infelizmente não entrou e até morreu, atualmente não a menor significância para nossa política, a não ser a construção do Trem de Alta Velocidade.

O Brasil sedia importantes aeroportos internacionais, sendo destino de uma série de rotas aéreas internacionais. Porém, empresas internacionais normalmente trabalham apenas com um número limitado de portos, o que faz com que o transporte dentro do país se faça através de uma série de escalas.

Mas a péssima administração dos aeroportos não facilitam em nada a competitividade deste modal.

O transporte rodoviário é o principal sistema de transportes do Brasil. Este sistema conta com uma rede de 1.355.000 quilômetros de rodovias por onde passam 56% de todas as cargas movimentadas no país.

Detalhe: desse total, 140 mil kms apenas estão pavimentadas. Como tornar o transporte no Brasil menos oneroso? Precisamos realizar manifestações para uma melhora imediata nas rodovias. Apenas algumas rodovias, as que estão sendo privatizadas apresentam melhorias, ou pelo menos estão investindo, a BR-101 está em obras de duplicação, mas apenas para Cachoeiro de Itapemirim-ES são pelo menos 4 pedágios.

Quanto ao transporte hidroviário, apenas o marítimo é significante, com o comércio internacional, o fluvial é econômico e limpo, mas muito pouco utilizado.

E com relação aos intermodais e multimodais, a incidência de ICMS nos estados atrapalham muito.

Sobre Intercâmbio Eletrônico de Dados

Pesquisa na Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação:


O EDI é sem dúvida potencializada para a comunicação de negócio efetiva e eficiente e na realidade ninguém se opõe à ideia de comunicação eletrónica entre organizações.

Minha opinião: Acredito que a implantação do EDI para todos os setores, Político, Particular, Empresarial, Público, Policial e também na Saúde, integrando todos os dados será de grande importância, uma Polícia Civil integrada com a PM, Guardas Municipais e Policias Federais trariam muitos benefícios para todos; Como também a integração de documentos, certidões, ofícios, evitariam em muito toda a burocracia existente, pois teriam todos os "documentos" papeis em todos os lugares, poderíamos ser atendidos por quaisquer médicos em qualquer hospital, pois nosso histórico hospitalar ficaria disponível em todas as unidades médicas; na Política, as leis, decretos, pareceres, ficaram prontos para serem consultados com mais integração com todo o sistema.

No meu entender deveria haver uma integração com todos os EDI, não estou reflitindo ainda sobre os contras, mas não creio serem muitos.


Definição segundo a Wikipédia:

Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados) - EDI significa troca estruturada de dados através de uma rede de dados qualquer. Segundo Turban et al, a EDI pode ser definida como o movimento eletrónico de documentos padrão de negócio entre, ou dentro, de empresas. o EDI usa um formato de dados estruturado de recolha automática que permite que os dados sejam transformados sem serem reintroduzidos.

Além disso, Turban et al consideram que o uso primário do EDI é transferir transações de negócio repetitivas tais como: encomendas, faturas, aprovações de crédito e notificações de envio. Isto significa que o EDI hoje, contrariamente ao que muitos acreditam, não implica comunicação em tempo real. O termo "EDI tradicional" é usado para denotar o EDI com suporte para alguns dos standards EDI, tais como EDIFACT ou ANSI X12, ou subconjuntos deles.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

3 Bons motivos para ingressar na Política

Se puder, assista e dê sua opinião, 3 minutos.


https://www.youtube.com/watch?v=Ig6VxiI_-zo

Precisamos "Parar de discutir as coisas velhas”. Estamos muito ocupados com as agendas do Passado.


Podemos proporcionar mais educação e estudo a muitas pessoas através do ensino EaD(à Distância), a Internet pode proporcionar essa solução.

Adicionar o Aprendizado à Experiência. Edu-Entretenimento nas mídias de massa.

Os Intelectuais dos Partidos Políticos e das Academias(universidades), precisam participar mais da nossa realidade.


 

sábado, 25 de novembro de 2017

Estudar, para quê?

Mais um passo de retrocesso: 



OGlobo 24 nov 17

Um total desestímulo ao aprendizado, à formação e a educação. 
Será um passo à frente ou para trás? 
Como um vereador do PT pensa está contribuindo para gerar emprego? 
E a mesma coisa com relação ao frentista de posto de gasolina.

Precisamos de Mudanças estruturais da economia.
Lei 9956 - frentista - bombas de auto atendimento em postos de gasolina.
É um Mecanismo de proteção do governo, Mas incentivando a não capacitação do trabalhador: "vou estudar para quê? Se ainda posso ser frentista ou cobrador de ônibus".

Seu negócio e sua vida estão preparados?

.O Globo 24Nov17.

Todos nós,  principalmente os micros e pequenos empresários, incluindo também as escolas, precisamos urgentemente MUDAR a forma de pensar com relação a tecnologia.
Precisamos aceitar, e principalmente,  NOS PREPARAR para essas mudanças,  elas estão acontecendo, e em uma velocidade nunca vista. 
Não podemos perder tempo ou acreditar que alguns vão fazer tudo e a maioria vai se beneficiar,  temos todos que arregaçar as mangas e voltar a aprender. 
Não devemos dispor de tanto tempo para o entretenimento e muito pouco, ou nenhum ao aprendizado e capacitação, não podemos nos dar esse luxo atatualmente.
O que está funcionando hoje, não estará se não se atualizar. 
Uma Revolução está começando: A revolução do conhecimento. 

E a passos largos.