Produzir conteúdo com Estratégia (inteligência)
Produzir informações para o cliente tomar uma decisão!
Conteúdo: UMA NECESSIDADE - cada vez mais importante.
O Conteúdo vai ser útil para o cliente tomar uma decisão de compra do meu produto?
Uma tendência:
1 video curto(1 minuto, que consigo explicar uma idéia), com uma chamada(HeadLine).
Conteúdo Nugget - pequenos pedaços de conteúdo.
MICRO-Conteúdo(Gary Veefoi um dos primeiros a usar esse modelo)
T
Importante - adaptação para o seu modelo. Fazer o que faz sentido para mim(meu negócio).
A estratégia de conteúdo muda com frequência;
A demanda por conteúdo aumentou;
É preciso fazer adaptações para o seu negócio;
Dois Conceitos Básicos
Pirâmide de Conteúdo
1º - Base Maior - Conteúdo Raiz - (de cima para baixo)
Conteúdo MAIS LONGO e COMPLETO, mais aprofundado, que a partir dele, vamos derivar outros conteúdos.
Exemplo: Uma palestra, uma live, uma entrevista...
Exemplo prático(como adaptar ao meu negócio):
- Venda de Sapatos, fazer uma live de um desfile de sapatos, de 30 minutos, já fornece um conteúdo raiz;
- Cirurgia plástica, fazer uma entrevista com um especialista nesse sentido, pode fazer uma entrevista com um cliente meu; um conteúdo mais longo, de 30 minutos a 1hora.
- Coach, faz uma palestra, filma a palestra, e usar esse material mais longo para derivarem outros conteúdos.
2º - Micro Conteúdo - Conteúdo derivado - Conteúdo Nutela
"Pedaços" do conteúdo raiz transformados em novos conteúdos.
Exemplo: Um vídeo no Facebook, uma frase no Instagram, um post no LinkedIn.
Exemplo prático:- Um texto, cada parágrafo ou frase pode derivar outro conteúdo;
- PodCast, faz uma aula maior e vários pedaços viram um podcast;
Os Micro-Momentos também são exemplos para micro-conteúdos
Os consumidores têm valorizado cada vez mais os micro-momentos, que são aquelas situações bem específicas durante a compra pela Internet. O Google divide esses momentos em quatro etapas:
▪ eu quero saber
▪ eu quero ir
▪ eu quero fazer
▪ eu quero comprar
Ainda segundo o Google, uma pessoa passa por 150 micro-momentos por dia e o esperado é que esse número aumente ainda mais em 2019.
Com a facilidade cada vez maior dos dispositivos móveis, as pessoas têm passado por micro-momentos em decisões simples, como "o que comprar para o almoço hoje".
Logo, precisam investir em estratégias de comunicação que possam alcançar essas situações a fim de formar as preferências dos usuários e influenciar as decisões de compra.
A marca deve verificar o comportamento de busca das pessoas, revisar a forma como seu conteúdo está sendo produzido (ele atende ao comportamento dos usuários?) e otimizar o funcionamento das páginas para que seja possível acessá-las pelo dispositivo móvel de maneira responsiva e rápida.
Afinal, como esses micro-momentos acontecem prioritariamente pelo smartphone, se o usuário se deparar com um site ou blog que não tenha um design adaptado para o formato do aparelho, a chance de abandono é alta.
Distribuição
Distribuição do conteúdo de acordo com seus respectivos formatos.
Exemplo - Aula
Aula transmitida no Site, após a aula terminar, cortar ela em vários pedaços, em vários momentos.
Por exemplo, um pedaço de 1 minuto e colocar no Instagram, um pedaço de 5 minutos e colocar no Facebook, a aula inteira colocar no YouTube.
Uma frase dita pode virar uma frase para o instagram, o Stories feito falando da aula pode ser republicado/retransmitido dentro do Stories.
E seleciona os canais que serão trabalhados.
E Definir os canais que fazem mais sentido para o negócio e que vai dar conta de alimentar.
Publicar
- Facebook- Instagram- Stories - Blog - Podcast - LinkedIn- Email - IGTV- YouTube- Messenger / WhatsApp
RESUMINDO
* Conteúdo Raiz = Conteúdo mais Longo
Dê Preferência para Aulas, Palestras em vídeos, pode ser um texto, um áudio.
* Conteúdo Derivado = Conteúdo reduzido e adaptado
* Pelo menos 10 conteúdos novos (pode ter mais ou menos), de acordo com a quantidade de braços disponíveis.
* Selecione os canais (dentro das possibilidades) Fazer o que estiver ao alcance, depois vai contratando mais pessoas.
Tenha cuidado com a adaptação, exemplo: Geladeira, se ela ficar na sala, vai ficar estranha.