quarta-feira, 17 de abril de 2019

Entendendo o Marketing Digital ATUAL - CONTEÚDO


Produzir conteúdo com Estratégia (inteligência) 





Produzir informações para o cliente tomar uma decisão!






Conteúdo: UMA NECESSIDADE - cada vez mais importante.





O Conteúdo vai ser útil para o cliente tomar uma decisão de compra do meu produto?





Uma tendência: 





1 video curto(1 minuto, que consigo explicar uma idéia), com uma chamada(HeadLine).





Conteúdo Nugget - pequenos pedaços de conteúdo. 





MICRO-Conteúdo(Gary Veefoi um dos primeiros a usar esse modelo)
T





Importante - adaptação para o seu modelo. Fazer o que faz sentido para mim(meu negócio).





A estratégia de conteúdo muda com frequência;
A demanda por conteúdo aumentou;





É preciso fazer adaptações para o seu negócio;





Dois Conceitos Básicos






Pirâmide de Conteúdo






1º - Base Maior - Conteúdo Raiz - (de cima para baixo)
Conteúdo MAIS LONGO e COMPLETO, mais aprofundado, que a partir dele, vamos derivar outros conteúdos.





Exemplo: Uma palestra, uma live, uma entrevista...
Exemplo prático(como adaptar ao meu negócio):
- Venda de Sapatos, fazer uma live de um desfile de sapatos, de 30 minutos, já fornece um conteúdo raiz
- Cirurgia plástica, fazer uma entrevista com um especialista nesse sentido, pode fazer uma entrevista com um cliente meu; um conteúdo mais longo, de 30 minutos a 1hora
- Coach, faz uma palestra, filma a palestra, e usar esse material mais longo para derivarem outros conteúdos.





- Micro Conteúdo - Conteúdo derivado - Conteúdo Nutela        





"Pedaços" do conteúdo raiz transformados em novos conteúdos.





Exemplo: Um vídeo no Facebook, uma frase no Instagram, um post no LinkedIn. 






Exemplo prático:- Um texto, cada parágrafo ou frase pode derivar outro conteúdo;






- PodCast, faz uma aula maior e vários pedaços viram um podcast; 









Os Micro-Momentos também são exemplos para micro-conteúdos





Os consumidores têm valorizado cada vez mais os micro-momentos, que são aquelas situações bem específicas durante a compra pela Internet. O Google divide esses momentos em quatro etapas:





▪ eu quero saber





▪ eu quero ir





▪ eu quero fazer





▪ eu quero comprar





Ainda segundo o Google, uma pessoa passa por 150 micro-momentos por dia e o esperado é que esse número aumente ainda mais em 2019.
Com a facilidade cada vez maior dos dispositivos móveis, as pessoas têm passado por micro-momentos em decisões  simples, como "o que comprar para o almoço hoje".





Logo, precisam investir em estratégias de comunicação que possam alcançar essas situações a fim de formar as preferências dos usuários e influenciar as decisões de compra.





A marca deve verificar o comportamento de busca das pessoas, revisar a forma como seu conteúdo está sendo produzido (ele atende ao comportamento dos usuários?) e otimizar o funcionamento das páginas para que seja possível acessá-las pelo dispositivo móvel de maneira responsiva e rápida.





Afinal, como esses micro-momentos acontecem prioritariamente pelo smartphone, se o usuário se deparar com um site ou blog que não tenha um design adaptado para o formato do aparelho, a chance de abandono é alta.






Distribuição
Distribuição do conteúdo de acordo com seus respectivos formatos. 





Exemplo - Aula
Aula transmitida no Site, após a aula terminar, cortar ela em vários pedaços, em vários momentos.





Por exemplo, um pedaço de 1 minuto e colocar no Instagram, um pedaço de 5 minutos e colocar no Facebook, a aula inteira colocar no YouTube.





Uma frase dita pode virar uma frase para o instagram, o Stories feito  falando da aula pode ser republicado/retransmitido dentro do Stories.





E seleciona os canais que serão trabalhados.





E Definir os canais que fazem mais sentido para o negócio e que vai dar conta de alimentar.






Publicar
- Facebook- Instagram- Stories - Blog - Podcast - LinkedIn- Email - IGTV- YouTube- Messenger / WhatsApp 





RESUMINDO





* Conteúdo Raiz = Conteúdo mais Longo   





Dê Preferência para Aulas, Palestras em vídeos, pode ser um texto, um áudio.






* Conteúdo Derivado = Conteúdo reduzido e adaptado





* Pelo menos 10 conteúdos novos (pode ter mais ou menos), de acordo com a quantidade de braços disponíveis.






* Selecione os canais (dentro das possibilidades)   Fazer o que estiver ao alcance, depois vai contratando mais pessoas.    





Tenha cuidado com a adaptação, exemplo: Geladeira, se ela ficar na sala, vai ficar estranha.


Passos para um ótimo SEO que ATRAI os Leads


Dicas para textos/Títulos:





Um bom modelo segue um padrão, onde basta trocar algumas palavras e ter a sua headline.





Para começar:





1) Pegue uma folha e liste todos os benefícios, resultados ou coisas incríveis que as pessoas podem obter comprando o que você vende.





Por exemplo: ganhar dinheiro, vender mais, ficar mais tempo com a família, realizar um sonho, perder o medo de dirigir...





2) Na mesma folha (se couber), liste todos os problemas, desafios ou objeções que seus clientes podem ter que os impeça de chegar no resultado desejado. 





3) Coloque as palavras nas seguintes fórmulas:





As fórmulas de Headlines





Depois de separar essas palavras, coloque nas fórmulas.





Fórmula "Mesmo que"





Agora + algo muito desejado + MESMO QUE + problema comum





Agora + você vai aprender a usar o Facebook para atrair clientes + mesmo que + não tenha experiência ou grandes verbas de marketing. 





Fórmula "Como"





Como + verbo + algo muito desejadoComo + perder + peso sem sofrer





Fórmula "Difícil e desejado"





A +forma+Adjetivo+algo desejado e difícil





A + forma + simples de + ganhar dinheiro sem sair de casa





Fórmula "Acabou de ficar"





Verbo + algo + acabou de ficar + algo desejado





Cozinhar + para sua família + acabou de ficar + mais fácil





Na prática, a fórmula do "Mesmo que", é uma forma simples de mostrar para a pessoa o que ela pode fazer, mesmo que ela não ache que tenha as habilidades necessárias. É uma maneira simples de quebrar uma crença ou objeção.


terça-feira, 16 de abril de 2019

Entendendo o Marketing Digital ATUAL - SEO


SEO -A sigla é proveniente do inglês Search Engine Optimization. Ou seja, se trata da otimização para mecanismos de busca. É o conjunto de técnicas e ações para otimizar o site, blog e/ou a página da web da empresa. O objetivo é gerar tráfego e visibilidade para esse site ou blog.





Basicamente, o negócio que possui boas estratégias de SEO vinculadas ao seu conteúdo na Internet tem mais chances de alcançar os primeiros lugares do Google de forma orgânica.





No próximo post colocarei pontos e estratégias para trabalhar e organizar Conteúdo.


Entendendo o Marketing Digital ATUAL - Funil de Vendas


As etapas pelas quais o lead passa durante o processo de decisão de compra fazem parte do funil de vendas. São elas: TOFu (Top Of the Funnel), MOFu (Middle Of the Funnel) e BOFu (Bottom Of the Funnel).





▪ Topo do Funil (TOFu)





É o momento em que a pessoa tem seu primeiro contato com a marca e é provável que ainda não tenha consciência de sua necessidade em relação ao produto ofertado. Por isso, é a etapa em que os estrategistas devem posicionar a empresa como especialista no assunto fornecendo materiais para informar e educar o possível consumidor acerca de sua necessidade. É nesse momento que o possível cliente será encaminhado para a etapa de compreensão do problema e sentir urgência em resolvê-lo.





▪ Meio do Funil (MOFu)





Os leads dessa etapa já tiveram bastante contato com leituras acerca do assunto e perceberam que realmente necessitam suprir a falta de determinado produto ou serviço em seu dia a dia.





É provável que nesta fase, apesar de conhecerem a empresa, ainda tenham dúvidas de que ela é a opção correta. Aqui, os estrategistas serão honestos, ganhando a confiança do interessado, ao apresentar quando de fato alguém precisa de seu produto, oferecendo outras possíveis alternativas além da compra e deixando claro que o objetivo é ajudar e não apenas fechar vendas.





▪ Fundo do Funil (BOFu)





Nesta etapa os responsáveis pelo marketing da empresa estão lidando diretamente com os leads qualificados e que já passaram pelo processo de informação acerca do produto ou serviço. Essas pessoas estão prontas para receber o contato de um vendedor.


segunda-feira, 15 de abril de 2019

Entendendo o Marketing Digital ATUAL - Leads


Os leads são os contatos advindos de alguma estratégia de Inbound Marketing que deixam informações cruciais para que os gestores das mídias digitais possam identificá-los como possíveis compradores. Num primeiro momento do Inbound Marketing, esse potencial consumidor demonstrou interesse no produto ou serviço oferecido pela empresa ao preencher formulários para receber mais informações ou ofertas e/ou assinou alguma newsletter.





Seja qual for o canal digital pelo qual esse possível consumidor está conectado à marca, o lead é alguém que está ao alcance da equipe de marketing e vendas, que fará os esforços necessários para fazer com que essa pessoa adquira o que lhe foi proposto.





No entanto, não são todos os usuários que se transformam em clientes. Para aqueles que de fato irão  se interessar pelo produto dá-se o nome de lead qualificado. Com o intuito de converter esse lead em vendas, a equipe deverá oferecer conteúdos relevantes para convencer o consumidor de que aquela marca entrega a melhor solução. Essa relação entre lead e empresa deve acontecer de forma natural.


Passos para uma excelente pesquisa de persona


Persona é a representação fictícia do seu "cliente ideal”, aquele que você vai dar foco em atrair. A persona é um estereótipo de cliente, baseado em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes mais rentáveis ou prospects do seu negócio. 






Você precisa listar o máximo de dados possíveis sobre os clientes que mais te interessam. O objetivo é levantar as “dores" (necessidades, problemas, incômodos, frustrações) e os sonhos (desejos, objetivos de vida) dessa pessoa, para que você possa ajudá-la com seu conteúdo e produtos.





Faça entrevistas com clientes, visite e analise redes sociais da concorrência, leia os comentários de seguidores na redes sociais já estabelecidas do seu segmento, converse com pessoas reais representantes dessas personas






Ou seja, para “desenhar" essa persona, você precisa mesmo “bater perna” virtual e fazer corpo a corpo






Montar esse personagem é a base para que todo trabalho dê certo nas redes sociais e você consiga realmente transformar seguidores em clientes, à medida que a sua presença digital cresce com o seu conteúdo.





Defina a sua Persona (público alvo detalhado)IMPORTANTE: Faça esse documento de persona por escrito, formalmente, e vá enriquecendo ele à medida que vai tendo contato com mais clientes e prospects através das redes. 






Se você insistir que todo e qualquer tipo de cliente é seu público-alvo, significa que está faltando FOCO! E foco é uma palavrinha essencial para que você tenha sucesso no mundo digital e no mundo dos negócios. 






Simplesmente porque hoje a disputa por atenção é muito grande! Então saiba quem você quer ajudar e atrair, onde você é melhor e se destaca mais, e assim você vai alcançar essas “personas" mais facilmente
Além do que, somente tendo uma comunicação focada das dores e sonhos do seu cliente ideal é que ele vai se conectar e confiar em você
Para comprar qualquer coisa, as personas do seu negócio precisam CONFIAR em você primeiro





 
E lembre-se: escolher uma persona é "desescolher" outras. Já adianto que nessa parte as pessoas tem dificuldade achando que assim estão “perdendo” clientes. Mas é o contrário: Quem tudo quer, tudo perde.


domingo, 14 de abril de 2019

Entendendo o Marketing Digital Atual - Personas


O 1º Conceito é sobre Personas





No marketing tradicional é frequente trabalhar com "público-alvo", o grupo de pessoas para se interessarem por determinado produto ou serviço devido ao perfil parecido ao objetivo das ações de marketing da empresa.





Já no Marketing Digital, o termo "persona" define melhor as estratégias a serem desenvolvidas. As personas são os Clientes Ideais baseados em dados comportamentais e características demográficas de consumidores reais e representantes de um comprador ideal. Essa representação também abrange as motivações, histórias de vida, objetivos, desafios e preocupações desses compradores com o intuito de guiar a criação de conteúdo e as demais estratégias de marketing.





Ou seja, enquanto o público-alvo se trata de uma grupo abrangente da sociedade para a qual a marca poderá vender seus produtos ou serviços, a persona é a representação mais humanizada e personalizada do cliente ideal.





Para criar uma persona, deve-se pensar nos possíveis assuntos que o cliente pode ter interesse em determinado momento, bem como desejos e, principalmente, os problemas de seu dia a dia. Também é importante definir seu nível de instrução, quem influencia suas decisões, entre outras características físicas e psicológicas.





No próximo Post, irei colocar uma pesquisa de persona na prática, continue por aqui.