terça-feira, 16 de abril de 2019

Entendendo o Marketing Digital ATUAL - Funil de Vendas


As etapas pelas quais o lead passa durante o processo de decisão de compra fazem parte do funil de vendas. São elas: TOFu (Top Of the Funnel), MOFu (Middle Of the Funnel) e BOFu (Bottom Of the Funnel).





▪ Topo do Funil (TOFu)





É o momento em que a pessoa tem seu primeiro contato com a marca e é provável que ainda não tenha consciência de sua necessidade em relação ao produto ofertado. Por isso, é a etapa em que os estrategistas devem posicionar a empresa como especialista no assunto fornecendo materiais para informar e educar o possível consumidor acerca de sua necessidade. É nesse momento que o possível cliente será encaminhado para a etapa de compreensão do problema e sentir urgência em resolvê-lo.





▪ Meio do Funil (MOFu)





Os leads dessa etapa já tiveram bastante contato com leituras acerca do assunto e perceberam que realmente necessitam suprir a falta de determinado produto ou serviço em seu dia a dia.





É provável que nesta fase, apesar de conhecerem a empresa, ainda tenham dúvidas de que ela é a opção correta. Aqui, os estrategistas serão honestos, ganhando a confiança do interessado, ao apresentar quando de fato alguém precisa de seu produto, oferecendo outras possíveis alternativas além da compra e deixando claro que o objetivo é ajudar e não apenas fechar vendas.





▪ Fundo do Funil (BOFu)





Nesta etapa os responsáveis pelo marketing da empresa estão lidando diretamente com os leads qualificados e que já passaram pelo processo de informação acerca do produto ou serviço. Essas pessoas estão prontas para receber o contato de um vendedor.


segunda-feira, 15 de abril de 2019

Entendendo o Marketing Digital ATUAL - Leads


Os leads são os contatos advindos de alguma estratégia de Inbound Marketing que deixam informações cruciais para que os gestores das mídias digitais possam identificá-los como possíveis compradores. Num primeiro momento do Inbound Marketing, esse potencial consumidor demonstrou interesse no produto ou serviço oferecido pela empresa ao preencher formulários para receber mais informações ou ofertas e/ou assinou alguma newsletter.





Seja qual for o canal digital pelo qual esse possível consumidor está conectado à marca, o lead é alguém que está ao alcance da equipe de marketing e vendas, que fará os esforços necessários para fazer com que essa pessoa adquira o que lhe foi proposto.





No entanto, não são todos os usuários que se transformam em clientes. Para aqueles que de fato irão  se interessar pelo produto dá-se o nome de lead qualificado. Com o intuito de converter esse lead em vendas, a equipe deverá oferecer conteúdos relevantes para convencer o consumidor de que aquela marca entrega a melhor solução. Essa relação entre lead e empresa deve acontecer de forma natural.


Passos para uma excelente pesquisa de persona


Persona é a representação fictícia do seu "cliente ideal”, aquele que você vai dar foco em atrair. A persona é um estereótipo de cliente, baseado em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes mais rentáveis ou prospects do seu negócio. 






Você precisa listar o máximo de dados possíveis sobre os clientes que mais te interessam. O objetivo é levantar as “dores" (necessidades, problemas, incômodos, frustrações) e os sonhos (desejos, objetivos de vida) dessa pessoa, para que você possa ajudá-la com seu conteúdo e produtos.





Faça entrevistas com clientes, visite e analise redes sociais da concorrência, leia os comentários de seguidores na redes sociais já estabelecidas do seu segmento, converse com pessoas reais representantes dessas personas






Ou seja, para “desenhar" essa persona, você precisa mesmo “bater perna” virtual e fazer corpo a corpo






Montar esse personagem é a base para que todo trabalho dê certo nas redes sociais e você consiga realmente transformar seguidores em clientes, à medida que a sua presença digital cresce com o seu conteúdo.





Defina a sua Persona (público alvo detalhado)IMPORTANTE: Faça esse documento de persona por escrito, formalmente, e vá enriquecendo ele à medida que vai tendo contato com mais clientes e prospects através das redes. 






Se você insistir que todo e qualquer tipo de cliente é seu público-alvo, significa que está faltando FOCO! E foco é uma palavrinha essencial para que você tenha sucesso no mundo digital e no mundo dos negócios. 






Simplesmente porque hoje a disputa por atenção é muito grande! Então saiba quem você quer ajudar e atrair, onde você é melhor e se destaca mais, e assim você vai alcançar essas “personas" mais facilmente
Além do que, somente tendo uma comunicação focada das dores e sonhos do seu cliente ideal é que ele vai se conectar e confiar em você
Para comprar qualquer coisa, as personas do seu negócio precisam CONFIAR em você primeiro





 
E lembre-se: escolher uma persona é "desescolher" outras. Já adianto que nessa parte as pessoas tem dificuldade achando que assim estão “perdendo” clientes. Mas é o contrário: Quem tudo quer, tudo perde.


domingo, 14 de abril de 2019

Entendendo o Marketing Digital Atual - Personas


O 1º Conceito é sobre Personas





No marketing tradicional é frequente trabalhar com "público-alvo", o grupo de pessoas para se interessarem por determinado produto ou serviço devido ao perfil parecido ao objetivo das ações de marketing da empresa.





Já no Marketing Digital, o termo "persona" define melhor as estratégias a serem desenvolvidas. As personas são os Clientes Ideais baseados em dados comportamentais e características demográficas de consumidores reais e representantes de um comprador ideal. Essa representação também abrange as motivações, histórias de vida, objetivos, desafios e preocupações desses compradores com o intuito de guiar a criação de conteúdo e as demais estratégias de marketing.





Ou seja, enquanto o público-alvo se trata de uma grupo abrangente da sociedade para a qual a marca poderá vender seus produtos ou serviços, a persona é a representação mais humanizada e personalizada do cliente ideal.





Para criar uma persona, deve-se pensar nos possíveis assuntos que o cliente pode ter interesse em determinado momento, bem como desejos e, principalmente, os problemas de seu dia a dia. Também é importante definir seu nível de instrução, quem influencia suas decisões, entre outras características físicas e psicológicas.





No próximo Post, irei colocar uma pesquisa de persona na prática, continue por aqui.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Quando mais precisamos de Transparência...

Em vez de digitalizar e tornar transparentes TODOS os Processos do Setor Público, um novo decreto vem aí para tornar cada vez mais fácil esconder as ações do Governo, infelizmente, com tantos meios para deixar as coisas cada vez mais claras, vem essa notícia.

Tantas plataformas digitais(como a Fluigs da TOTVs, ou mesmo as ferramentas empresariais do GOOGLE) , tantos recursos tecnológicos para ampliar cada vez mais a transparência e participação para todos, vem uma medida Retrógrada dessas:

O Governo facilita sigilo de documentos públicos -
Decreto publicado ontem mudou regras da Lei de Acesso à Informação, permitindo que ministros e secretários-executivos transfiram para servidores a classificação de textos como ultrassecretos e secretos (Jornal O Globo, 25 Jan 2019).

Todos os acordos e medidas tomadas pelo Governo devem ser claras e transparentes para todos.

nacontramaodatransparencia_oglobo_25jan19

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Cresce o Número de idosos conectados à Internet no Brasil

#Matéria Mais Idosos na Internet com o Consultor Digital Marco e o Sr Bernardino na #Globonews 20 de Dezembro de 2018.

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/v/cresce-numero-de-idosos-conectados-a-internet-no-brasil/7248544/

Não espere o ano virar, descubra que você é capaz de arrebentar com seu celular já nas festas de fim de ano e surpreenda seus amigos, amigas e familiares, fazendo fotos e vídeos incríveis e compartilhando com eles!

Conheça Novas Possibilidades!

Aulas Personalizadas de Novas Tecnologias e Plataformas Digitais para pessoas acima de 50anos.

#passoapasso , respeitando o ritmo e as diferenças de cada aluno ou aluna.

No celular e/ou no computador.
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Mais informações:
www.interidade.com.br
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segunda-feira, 22 de outubro de 2018

O Professor, a Televisão e a melhora da Educação

A Internet, o Ensino à Distância(EaD), ou a Televisão, não vão substituir os Professores.

A Internet, a Televisão e a Escola não são perfeitamente complementares, mas também não são totalmente opostas, tanto a internet, como a TV, atualmente, podem ajudar muito a escola e o professor no processo de ensino.

Mesmo que os programas, ou vídeos não tenham um viés para educação, eles podem e devem ser utilizados nas salas de aulas, cenas de novelas, entrevistas, pedaços de programas de auditório, noticiários, vídeos do youtube ou outra plataforma de vídeos na internet, até mesmos comerciais, podem ser apropriados pela escola e pelos professores com a finalidade de ajudar no trabalho didático e pedagógico em sala de aula para aumentar um tema específico tratado na matéria, para tornar a discussão mais abrangente.

Em todos os vídeos disponíveis na internet, existem diversas maneiras de tirar um pedaço para usar como lição.

Existem algumas alternativas na web para você cortar ou editar vídeos de forma gratuita, e elas são compatíveis com todos os sistemas operacionais: Windows, macOS e Linux.

O próprio YouTube tem ferramenta para editar e cortar o vídeo;

o Online Video Cutter serve principalmente para cortar vídeos online. No entanto, ele tem outras ferramentas como ajustar o tamanho dos vídeos, girá-los em 90, 180 ou 270 graus e suporta vários formatos. A boa notícia é que ele é totalmente grátis e funciona com arquivos de até 500 MB.

O Kizoa permite que os usuários cortem os vídeos e tem alguns adicionais interessantes, como uma biblioteca de introduções prontas para serem personalizadas e outro acervo de músicas para adicionar como trilha sonora. Ele roda em flash, então funciona melhor no Chrome que já vem com o recurso pré-instalado.

O WeVideo também tem bons recursos de edição e opções personalizadas para transição e efeitos em videos. Ele suporta basicamente qualquer tipo de arquivo e também oferece uma biblioteca de músicas para adicionar na edição. Usuários com contas gratuitas têm limite de 5 minutos para publicar os vídeos e podem usar até 1 GB de armazenamento na nuvem. Quando exportados, os vídeos vêm com a marca d’água do site. Ele também tem versão para Android e iOS.

Free Video Editor - é um aplicativo capaz de recortar um trecho de algum vídeo, sem ter que reparar em muitos detalhes técnicos ou então precisar configurar a qualidade final da película, o programa é bem simples, tem uma interface básica e oferece apenas o essencial para quem quer editar um vídeo.

Lightworks - é um pouco mais gabaritada das opções gratuitas para editar vídeo, é uma ferramenta open source com recursos completos para você recortar ou unir um filme. Ele ainda tem opções para quem quiser dar um tapa no som, adicionar trilha sonora e ótimos efeitos de transição, tudo isso gratuitamente e em uma interface moderna e amigável.

 

Proporcionando que o Entretenimento, a Informação e o Conhecimento circulem juntos por meio das análises de programas de TV e vídeos na internet, ensinando aos alunos e alunas a desenvolverem um olhar interessado e crítico auxiliados pelos professores.