Os chatbots são o futuro dos negócios online e estão se tornando mais inteligentes a cada dia. Assim, é sábio para qualquer empresário online investir agora e construir um chatbot de qualidade que engaja seu mercado-alvo e impulsiona as vendas. Veja como começar com chatbots.
1. Escolha uma plataforma para fazer chatbots
Escolher uma plataforma como o Chatfuel é a maneira mais fácil de criar um chatbot totalmente funcional.
Chatfuel é um construtor de chatbots para o Facebook Messenger que foi projetado para facilitar a construção de chatbots. Você não precisa de nenhum conhecimento de programação ou codificação para usar esta plataforma. A versão gratuita oferece acesso a quase todos os recursos para até 5.000 assinantes; no entanto, seus clientes verão a marca Chatfuel em seu bot.
O chatfuel facilita o gerenciamento e o reaproveitamento.
A versão paga começa a partir de US$ 15/mês e isso lhe dá mais assinantes, suporte prioritário, insights de audiência e alguns recursos extras de gerenciamento de dados.
Botsify é outra plataforma simples de construtor de bots. Usando esta plataforma, você pode criar chatbots para o seu site ou Facebook Messenger facilmente. Além disso, ele tem alguns ótimos recursos de integração que você não encontrará com outros construtores.
Por exemplo, você pode se integrar ao WordPress, Shopify e Alexa para criar formulários de conversão em seu chatbot ou permitir que agentes humanos assumam a conversa.
2. Defina suas metas e expectativas
A maneira mais fácil de se configurar para o fracasso é sobrecarregando seu chatbot com muitos recursos. Então você não deve tentar fazer com que seu chatbot domine todas as tarefas desde o início. É melhor projetar um chatbot que possa dominar uma tarefa em sua capacidade total do que ter um chatbot que possa lidar com 5-10 tarefas sem coração.
Lembre-se sempre que a qualidade supera a quantidade.
3. Aplicativo barata Seu Público com o Chatbot
Muitos consumidores ainda acham os chatbots um pouco confusos, então aproxime seus clientes diretamente para obter seu feedback e certifique-se de que eles tenham uma experiência positiva interagindo com sua marca. Ao projetar seu chatbot:
• Use botões em sua página do Facebook e site
• Informe seus clientes como você pode ajudá-los através de uma mensagem de boas-vindas
• Adicione um botão "Comece" que esteja bem posicionado
• Incorpore uma mensagem de saudações eficiente
4. Mapear um fluxo de conversa natural
Certifique-se de que seu chatbot seja conversador, porque um chatbot conversacional tornará a conversa entre seus clientes e o chatbot mais honesta. Isso vai ajudá-lo a entender melhor as necessidades de seus clientes e você coletará dados valiosos.
Lembre-se, o objetivo do chatbot é responder às perguntas de seus clientes, para que não impeça a conversa. Um ótimo chatbot deve facilitar a conversa.
5. Iniciar Simples e Pequeno
Além de manter as funcionalidades do seu chatbot limitadas no início, aqui estão mais algumas dicas:
• Evite usar palavras complexas ao se comunicar com os clientes
• Mantenha a conversa do bot compreensível e curta
• Lembre-se que o chatbot é uma representação da sua marca
Deixe seu chatbot pequeno e simples vai ajudá-lo a aprender com o comportamento do seu público. Lentamente, você poderá desenvolver uma versão melhor com mais funcionalidades.
6. Otimize e teste seu chatbot regularmente
Você pode estender os recursos do seu bot criando versões novas e melhoradas dele.
Como um chatbot é uma ferramenta de marketing digital, é importante avaliá-lo regularmente e otimizá-lo de acordo. A tecnologia Chatbot é relativamente nova, o que significa que novos recursos estão sendo introduzidos regularmente.
Ao testar seus chatbots:
• Identifique as melhores maneiras de levar seu público ao resultado-alvo
• Otimize seu chatbot dependendo de seus objetivos e expectativas
• Estabeleça o que você deve otimizá-lo para
7. Introduzir um recurso de cada vez
Ao lançar seu chatbot ao público, todos os recursos devem ser perfeitos. Além disso, ele pode sobrecarregar seus clientes se você introduzir muitos recursos de uma só vez. Assim, é crucial revelar um recurso de cada vez, quando seu público precisa deles.
8. Determine os dados que você gostaria de coletar
Os chatbots são ferramentas poderosas para a coleta de dados. No entanto, os dados coletados dependerão em grande parte de seus objetivos.
Comece pensando nas informações que você gostaria de coletar do seu público e, em seguida, personalize o fluxo de conversa do chatbot para fazer as perguntas certas para coletar esses dados. Por exemplo, você pode:
• Peça o código postal de um cliente se você quiser saber sua localização
• Pergunte aos clientes sobre seus hábitos alimentares, de compras ou exercícios para empurrar as ofertas e ofertas certas para eles no futuro
• Pergunte sobre as preferências de compras do cliente para empurrar informações valiosas e relevantes em suas interações subsequentes com eles
9. Fique atualizado com a Competição
Uma vez que os chatbots são relativamente novos, significa que há mais espaço para melhorias. Assim, a melhor abordagem para começar com chatbots é monitorando o progresso de seus concorrentes regularmente. Para fazer isso, certifique-se de rastrear:
• O que seus concorrentes estão fazendo mal para evitar cometer os mesmos erros
• O que seus concorrentes estão fazendo bem e implementá-lo em sua estratégia de chatbot
• Quaisquer recursos inovadores que seus concorrentes usam que você não está ciente
Hoje, a melhor e mais inovadora maneira de alcançar seu público é lançando um chatbot simples, facilmente acessível, fácil de usar e eficaz. E ao fornecer ao seu público um chatbot conversacional com um pouco de personalidade, você pode mantê-los engajados.
Onde você deve colocar seu chatbot?
Pense nas páginas da web que recebem mais tráfego do público-alvo do seu site. Por exemplo, sua página inicial pode ser uma de suas páginas mais traficadas, então este seria um ótimo lugar para colocar um chatbot para ajudar os visitantes em geral do site.
Além disso, se suas páginas de serviço forem algumas de suas próximas páginas mais impactantes, crie um chatbot para cada página. E à medida que você continua a aprender o que funciona para sua marca, você pode continuar a adicionar chatbots adicionais e mais direcionados em seu site e melhorar suas habilidades de marketing conversacional.
Ao aproveitar os chatbots, a sua imagem terá uma equipe de suporte mais informada com interação social e de sites, o que reduzirá o esforço do cliente e levará a uma experiência superior ao cliente.
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