Os chatbots estão assumindo aplicativos móveis tradicionais com sua capacidade de imitar conversas e oferecer conexões instantâneas. De acordo com o Gartner, até 2021, mais de 50% das empresas gastarão mais por ano em bots e criação de chatbots do que no desenvolvimento de aplicativos móveis tradicional.
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Hoje, mais empresas – independentemente da indústria – estão aproveitando ao máximo os chatbots. Embora os chatbots ofereçam comunicação de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, eles também oferecem pontos de dados para prever o comportamento do cliente. No entanto, a programação, a tecnologia e o tipo de chatbot determinam a base de clientes que ele servirá.
Os chatbots se enquadram em dois tipos principais: chatbots de regras (também conhecidos como bots simples que funcionam com base em palavras-chave) e chatbots de IA.
1. Chatbots baseados em regras
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Os primeiros e mais simples bots são chatbots baseados em regras. Estes são os bots mais comuns, e a maioria de nós interagiu com um através de recursos de bate-papo ao vivo, em mídias sociais ou sites de comércio eletrônico.
Esses chatbots mantêm uma conversa básica através da lógica "se/então". Um operador humano, como um marketing digital, mapeia as conversas do bot usando próximos passos lógicos e botões claros de chamada para ação.
Aqui está um exemplo para colocar em perspectiva como os chatbots baseados em regras funcionam.
Como você pode ver, a conversa sempre começa com uma mensagem de boas-vindas. E o visitante tem que optar por continuar a conversa de chatbot.
Se o visitante considerar o conteúdo valioso, o bot pergunta se gostaria de assinar uma newsletter por e-mail. Em seguida, eles devem preencher suas informações pessoais, como seu nome, empresa e função.
No entanto, se o visitante não quiser continuar a conversa, o chatbot perguntará se há algo que possa ajudar.
Os chatbots baseados em regras são simples e eficientes. E quanto mais se/depois ramificar você mapear, melhor a experiência que o cliente terá e eles serão menos erros.
Chatbots de mídia social
Muitos chatbots de mídia social são baseados em regras, e vivem em plataformas de mídia social como Facebook e Twitter.
• Facebook Chatbots: Hoje, existem mais de 300.000 chatbots do Facebook, o que faz do Facebook a plataforma mais comum para usar chatbots. Marcas como Sephora e Whole Foods estão entre muitas que usam o Facebook Messenger para automatizar o atendimento ao cliente, as vendas online e o marketing.
Os chatbots no facebook se comunicam com os usuários usando botões de chamada para ação.
• Twitter Chatbots: Embora o Twitter tenha menos chatbots, ainda é uma plataforma útil para conversar com seu público.
E, por exemplo, usa chatbots do Twitter para automatizar seu atendimento ao cliente. E como você pode ver, a marca também usa botões CTA para resolver os problemas do cliente.
2. Chatbots de Inteligência Artificial (IA)
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Os chatbots alimentados por IA são mais complexos do que os chatbots baseados em regras. Esses chatbots são dinâmicos e não contam com botões CTA para mapear conversas com seus visitantes.
Aqui estão dois tipos de chatbots de IA: chatbots de idioma natural e chatbots de aprendizado de máquina. Esses chatbots também são conhecidos como smartbots.
• Chatbots de Linguagem Natural
Os chatbots de linguagem natural dependem do processamento de linguagem natural (PNL) para entender a intenção e o contexto do visitante – algo com que as máquinas lutam.
Os humanos não falam logicamente: usamos palavras expressivas, gírias e, às vezes, mal-escritos. E nos expressamos de forma diferente das máquinas. As máquinas precisam de detalhes, estrutura e processos.
No entanto, o PNL ajuda as máquinas a entender a linguagem humana.
O NLP ajuda os visitantes a manter uma conversa com o bot semelhante às mensagens de texto em vez de ter que navegar por botões e menus. Isso oferece uma experiência humana mais personalizada.
• Machine Learning Chatbots
Esses chatbots são semelhantes aos chatbots de linguagem natural, mas são otimizados para aprender mais sobre o visitante, reter informações e prever os próximos passos de uma conversa.
Chatbots de aprendizagem de máquina usam redes neurais artificial que agem como um cérebro artificial para armazenar grandes conjuntos de dados. E no que diz respeito aos chatbots, esses conjuntos de dados são essencialmente conversas e perguntas anteriores que ajudam o chatbot a aprender.
E como chatbots de linguagem natural, os chatbots de aprendizado de máquina oferecem uma experiência personalizada para o visitante.
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