segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Universalização da Internet

Segundo Timothy Berners-Lee (criador da internet WWW) em 28/02/2017, "a Universalização da Internet deve incluir a capacidade de lidar com material gratuito e pago, pois todos fazem parte desse mundo."

O que gostaria de realçar e também reforçar - Não devemos ficar pensando em se tratando de Internet tudo seja 0800 - tudo tem um custo.

O que devemos pensar é que com a internet, tudo (principalmente as mídias e mais ainda a Educação) pode ter seus custos bastante reduzidos e proporcionar uma inclusão cada vez maior das pessoas ao acesso à informação, educação e conteúdo.

Não precisamos mais ter o custo de construir uma escola onde falta escola(por motivos diversos, segurança, localidade, estrutura).

Um Centro de Educação EaD(ensino à distância), facilitaria e proporcionaria Educação para todas as pessoas, pois teríamos um custo bastante inferior à uma escola, e poderíamos atender diversas faixas etárias e diversos cursos e modalidades de educação diferentes em um só lugar.

Vou colocar de exemplo a Cidade do Rio de Janeiro, com diversas comunidades, onde a lei do tráfico de drogas tem grande influência, um Centro de EaD em uma comunidade dessas, proporcionaria uma melhor educação nessas áreas,  pois eliminaria diversas dificuldades, não haveria necessidade de deslocamento longo da parte dos Interessados em se capacitarem, os professores não precisariam se deslocar para nenhuma dessas comunidades, proporcionando uma redução no custo de locomoção tanto dos alunos Interessados como dos professores(que até mesmo de sua casa poderia ministrar seus ensinamentos).

O custo de uma aula distância é infinitamente menor que as presenciais. Reduzindo e proporcionando uma inclusão maior de adultos que desejem voltar a estudar e não se sentiriam humilhados a ter que ir a uma instituição de ensino para completar(até mesmo começar) o Ensino fundamental e médio.

Os adultos nessas comunidades, que não têm condições de ter um computador com acesso à Internet, poderiam estudar no Centro de EaD, por um custo muito inferior que adquirir um computador e ainda pagar mensalmente pela internet.  Cursaria seu ensino fundamental e/ou médio de acordo com a sua disponibilidade de tempo livre,  sem a obrigatoriedade de horários fixos.

Por isso, acredito que a Internet pode proporcionar educação e inclusão sem a falsa ideia e pretensão de que tem que ser tudo grátis,  ou  que pode elimar o trabalho de professores, muito pelo contrário, o problema não é a internet e sim o reequilíbrio da informação.

Precisamos trabalhar com ela de maneira adequada, o que der para fazer 0800, será gratuito, o que não der, deverá ser pago, mas considerando todos os benefícios da internet e não cobrando como se estivesse em uma estrutura tradicional.

Marco Jorge

http://fb.me/AssessorDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário