O advento das mídias sociais trouxe inúmeras oportunidades que podem ser aproveitadas para o desenvolvimento social e econômico. Sejam grandes ou pequenas empresas, indivíduos, políticos ou organizações transformaram sua presença online implementando estratégias inovadoras de marketing de mídia social.
Até o momento, mais da metade da população mundial está usando plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp apenas para mencionar alguns, e isso oferece um lugar natural e rápido para alcançar novos e altamente direcionados potenciais clientes.
De acordo com uma pesquisa realizada recentemente, 92% dos profissionais de marketing disseram que as mídias sociais são vitais para seus negócios, e 80% deles reconheceram que as mídias sociais são um fator crítico no aumento do tráfego de sites. Então, nesta época e no tempo, o uso de mídias sociais para negócios não é mais opcional. É uma plataforma e ferramenta indispensáveis para alcançar potenciais clientes, aumentar sua marca e obter insights valiosos.
As mídias sociais cresceram e se tornaram a ferramenta de marketing mais poderosa até hoje. Mas não é tão fácil quanto parece, pois requer trabalho duro e táticas para produzir os resultados desejados. Não é como um feijão mágico que cresce da noite para o dia em sucesso nos negócios. É uma plataforma para um trabalho árduo e há uma criatividade séria que é necessária e conhecer os lugares apropriados para colocar esse trabalho para que você obtenha resultados.
As mídias sociais ofereceram uma oportunidade para as pessoas compartilharem informações o mais rápido possível. Através de mídias sociais, postagens e anúncios são as principais maneiras de aumentar o tráfego para o seu site. Compartilhar conteúdo de sua conta do Twitter ou YouTube para seus canais sociais é uma ótima maneira de obter leitores assim que você publicar um novo post. Você também precisa participar de bate-papos sociais, pois esta pode ser a melhor estratégia para chamar a atenção de novos clientes, aumentar sua visibilidade, mostrar sua experiência e aumentar o tráfego para o seu site.
Se você tem medo de mergulhar no fundo da publicidade nas redes sociais, você pode molhar os pés começando na potência digital, o Facebook. Este é o canal de mídia social mais popular com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, e mais de 1,3 bilhão desses usuários acessam o Facebook diariamente. Esta gigante digital sabe como usar as mídias sociais para impulsionar os negócios e aumentar a lealdade da marca porque permite que os usuários cultivem um forte número de seguidores através de suas páginas de negócios e comunidade. Simplesmente apertando o botão polegar para cima ou deixando um comentário, os usuários podem mostrar seu suporte.
As mídias sociais estão cada vez mais se tornando vitais para a busca de produtos e vendas online, à medida que o número de usuários de mídia social também continua a crescer globalmente. Não há melhor momento além deste para alinhar suas metas de marketing social e vendas. Quando você tem pessoas falando positivamente sobre seus serviços ou empresa nas mídias sociais, você constrói credibilidade e consciência da marca e se configura para mais vendas que se traduzem em mais lucros.
As redes sociais lhe dão a melhor plataforma e oportunidade de interagir diretamente com clientes e públicos direcionados e também dar a eles a chance de interagir diretamente com sua marca. Você deve sempre ficar online e ser um participante ativo e responder a comentários e perguntas em suas próprias postagens nas redes sociais de uma maneira apropriada à sua marca.
Através das mídias sociais, você poderá saber o que as pessoas estão dizendo sobre você ou seus concorrentes. Por exemplo, rastrear menções de seus rivais pode revelar fraquezas com seus produtos que você pode alcançar para resolver, recebendo novos clientes no processo. Você precisa usar as mídias sociais para ficar sempre por dentro das notícias da indústria. Neste mundo tecnologicamente avançado, tudo se move rápido, então se você cochilar você perde. Você não pode se dar ao luxo de ser deixado para trás. Você precisa manter um ouvido virtual no chão através da escuta social para que você seja sempre mantido a par das próximas mudanças na sua indústria que podem afetar a maneira como você conduz os negócios.
Se você é uma empresa iniciante ou uma empresa estabelecida, as mídias sociais podem ajudá-lo a vender o que quiser vender. Suas contas sociais como Facebook ou WhatsApp são uma parte crítica e muito barata do seu funil de vendas — o processo pelo qual um novo contato se torna um cliente.
Cada vez mais empresas estão adotando esse benefício fundamental das mídias sociais para os negócios, pois gastam muito mais nas mídias sociais como farão na televisão ou na publicidade de jornais. O marketing de mídia social tem várias opções, incluindo linguagem, informação demográfica e geografia. Oferece a oportunidade de produzir mensagens específicas que melhor falem com diferentes grupos de potenciais clientes. Portanto, o momento agora é aproveitar as mídias sociais e tornar seus bens e serviços conhecidos em todo o mundo.